segunda-feira, 27 de março de 2017

A cigarra que canta maravilhosamente


Ele aí está finalmente disponível, este livro excepcional. E muita satisfação me dá estar ligado à sua publicação entre nós. Não me lembro, aliás, de um livro que me tenha dado mais gozo ler. Por ser um livro inteligente, divertido, filosoficamente profundo, intelectualmente provocador e surpreendente, sem esquecer a elegância da escrita.

É, de resto, um livro que sabe ainda melhor de cada vez que se relê, tantas são as subtilezas que lá descobrimos Por isso, não tarda que volte a lê-lo pela quinta ou sexta vez. E subscrevo cada palavra destes senhores:

«Este livro único deixou-me intelectualmente maravilhado. É um deslumbrante festim literário. Bernard Suits torna a filosofia agradável, como ela deve ser, e fá-lo sem comprometer de forma alguma a verdadeira profundidade. Discute não só Wittgenstein, mas a própria vida humana ao mais alto nível, num livro que desafia as ortodoxias filosóficas, ao mesmo tempo que flui como mel.»
Simon Blackburn, Universidade de Cambridge

«A Cigarra Filosófica é um livro espantoso. Filosoficamente profundo, porém genuinamente divertido. Ao mesmo tempo que faz sobretudo a articulação e a defesa de uma definição muitíssimo plausível dos jogos, consegue também fazer algumas das perguntas mais profundas e intrigantes acerca do sentido da vida. Tudo na forma de diálogos entre um insecto e os seus discípulos! Nada há que simplesmente se lhe assemelhe.»
Shelly Kagan, Universidade de Yale

«Inteligente e profundo. Como é estimulante verificar que mesmo no interior da mais árida tradição filosófica universitária um livro assim possa ter sido escrito. Um livro delicioso.»

Nigel Warburton, filósofo free-lancer e co-editor de Philosophy Bites

Sem comentários:

Enviar um comentário