sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Definiófobos de todo o mundo, acautelai-vos!

A Cigarra Filosófica de Bernard Suits desafiando os definiófobos, em particular os wittgensteinianos: "jogar um jogo é uma tentativa voluntária de superar obstáculos desnecessários".



Silva: Mas se queres ir para C, por que diabos defendes uma regra que te impede de seguir a rota mais rápida e conveniente?
Júnior: Ah, mas repara que não tenho qualquer interesse particular em estar em C. Não é esse o meu propósito, excepto de um modo secundário. O meu propósito fundamental é mais complexo. Trata-se de “ir de A para C sem passar por B”. E não tenho como realizar esse propósito lá muito bem se passar por B, certo?
S: Mas por que razão queres fazer isso?
J: Quero fazê-lo antes que o Rebelo o faça, entendes?
S: Não, não entendo. Isso não explica coisa alguma. Por que haveria o Rebelo, seja ele quem for, de querer fazer isso? Presumo que me dirás que ele, como tu, tem apenas um interesse secundário em estar de todo em C.
J: É isso mesmo.
S: Bom, se nenhum de vós quer realmente estar em C, então que diferença poderia fazer o facto de um ou outro chegar lá primeiro? E por que razão, pelo amor de Deus, haveriam de evitar B?
J: Deixa-me fazer-te uma pergunta. Por que razão queres ir para C?
S: Porque vai haver um bom concerto em C, e quero assistir a esse concerto.
J: Porquê?
S: Porque gosto de concertos, evidentemente. Não será essa uma boa razão?
J: Uma das melhores que há. E eu gosto de, entre outras coisas, tentar chegar a C a partir de A sem passar por B antes que o Rebelo o faça.
S: Bom, eu não. Portanto, por que razão me haveriam de dizer que não posso passar por B?
J: Oh, estou a ver. Devem ter pensado que estás na corrida.
S: Na quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário