terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sentido na vida

Muito provavelmente todos nós desejamos encontrar sentido nas nossas vidas. Mas por que razão é importante ter vidas com sentido e o que é uma vida com sentido? Estas são questões filosóficas para as quais algumas religiões oferecem resposta. Mas quem acha estas questões importantes e não se satisfaz com as respostas religiosas, tem aqui um excelente livro para ler. 

Trata-se de um livro muito recente, escrito por Susan Wolf, uma filósofa que se tem destacado na discussão deste tema. O livro inclui no final alguns comentários críticos de outros filósofos e a resposta da autora a esses comentários. Tudo numa linguagem simples (mas não simplista) e acessível. O livro é publicado pela editora Bizâncio e foi traduzido por Desidério Murcho, co-autor do manual de Filosofia A Arte de Pensar, adoptado na nossa escola.

Já agora, faço um desafio aos leitores: as questões tratadas no livro inserem-se no âmbito de que disciplina filosófica? Podem deixar a vossa resposta na caixa de comentários.

3 comentários:

  1. Na minha opinião o livro trata de questões que se inserem na disciplina filosófica de ética. Pelo que percebi, a ética consiste na reflexão sobre as atitudes e actos do Homem, tendo em vista estabelecer um conjunto de princípios e valores universais orientadores da acção. Penso que se a vida realmente tivesse um sentido definido, as pessoas poderiam influenciar-se um pouco por esse sentido. Ou seja, esse tal sentido poderia "encaminhar-nos" para certas acções, de modo a dar-mos o suposto sentido à nossa vida.

    Ana Carina nº2, 10ºQ

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião , trata-se claramente de uma série de problemas inseridos na disciplina filosófica da ética . Ao nos interrogarmos acerca de qual é realmente o sentido da vida , confrontamo-nos com um problema bastante complexo . Estaremos assim a procurar uma resposta clara para um dilema , questionando assim os nossos valores humanos e morais , questionando a veracidade dos mesmos . Por isso atribui a categoria da ética á serie de problemas dos quais o livro trata .
    Lara Brázia Alves 10º Q nº 14

    ResponderEliminar
  3. De facto, localizar o Sentido da Vida insere-se em todos as três áreas principais da Filosofia, a meu ver.

    De uma forma, o Sentido da Vida (e o mesmo NA VIDA) seria algo relacionado com o saber (se realmente sabemos ou não a importância de a Vida der sentido, e se existe), portanto, localiza-se na área da Epistemologia.

    De outra forma, relaciona-se com a metafísica, pois pode estar para além do físico. Pode ser uma convenção criada por nós, enquanto humanos, para explicar a nossa existência, e, engana-mo-nos com isso, acreditando solenemente que temos uma razão para existir, quando muito bem podemos não ter.

    E finalmente, insere-se, também, na área da ética, pois, se realmente existe um Sentido DA VIDA, será correcto segui-lo?
    E se esse Sentido tem algum impacto NA VIDA... Será correcto segui-lo também?
    Se magoarmos alguém para o atingir, será correcto segui-lo na mesma?


    Nunca existe uma resposta de fácil acesso e inteiramente credível, creio que encontrar a resposta ao sentido DA VIDA e NA VIDA é uma questão inteiramente Filosófica.

    Pessoalmente, penso que se insere na categoria da Epistemologia, pois, penso de que se trata, de facto, de SABER, se este "Sentido" existe, e se tal existir, se o que sabemos sobre ele é verdadeiro, ou apenas uma ilusão. Penso que se trata de definir "como é que existe", e "porque é que existe"?

    Nuno Estanislau, nº18, 10ºQ

    ResponderEliminar