terça-feira, 9 de março de 2010

Valores

Ouvimos frequentemente pessoas a lamentar-se de que vivemos numa sociedade sem valores, que a juventude actual não tem valores ou que há uma crise de valores. Mas será que podemos viver mesmo numa sociedade sem valores? O que significa isso? E de que estamos realmente a falar quando falamos de crise de valores? Será que «crise de valores» e «ausência de valores» significam a mesma coisa?

4 comentários:

  1. Eu não acredito que possamos viver numa sociedade sem valores. Acho que não seria uma sociadade possível. Por exemplo, se as pessoas não devessem falar verdade, elas mentiriam e diríam a verdade quando lhes apetecesse. Ora, uma sociedade não podería sobreviver nessas condições, pois não poderíamos confiar em ninguém.
    Acho que uma crise de valores é uma situação em que as pessoas deixam de respeitar esses mesmos velhores, ou seja, não têm consideração pelas pessoas, pois deviam seguir esses valores. Porém, uma sociedade, instável, que conseguiría manter-se. Ausência de valores é quando eles não existem mesmo não sendo possível a sobrevivência dessa sociedade.

    Mónica Serrão 11ºB

    ResponderEliminar
  2. No meu ponto de vista uma sociedade não pode viver sem valores, simplesmente porque isso iria por em causa tudo o que foi feito antes.
    Numa sociedade não são os valores que desaparecem... não, as pessoas que a constituem é que mudam, podem mudar para melhor ou pior isso já depende de cada um. Muitas vezes ouvimos os mais idosos comentarem que se fosse no tempo deles tudo seria diferente, ora isso só demonstra uma coisa,egoísmo. Todos nós temos que entender que a sociedade de agora não é a mesma que a de quarenta anos atrás ou a mesma daqui a setenta.


    Petru nº 16 10ºJ

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião não poderiamos viver numa sociedade sem valores, não seria possível. Crise de valores é quando essas pessoas não respeitam esses mesmos valores ou dão mais importância a outros valores.Ausência de valores é quando esses valores não fazem parte dessa sociedade.

    Bruno Soares 10ºN

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que não existe crise de valores apenas existe a mudança de valorização dos mesmos, ou seja, os valores que atualmente são mais incidentes não são os mesmos das décadas anteriores e poderão ser mais futeis hoje; um exemplo é no aspecto da relação entre pessoas, neste momento existe muita valorização na beleza exterior e na riqueza que nas decadas anteriores tambem haveria essa valorização mas não tão acentuada, valorizava-se mais o trabalho e a beleza interior das pessoas.
    Na minha opinião há uma ausencia de valores e não a crise destes.

    Ricardo Rainha nº17 10º J

    ResponderEliminar