terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Objectivismo moral


Ana - Matar animais para os comer é moralmente errado. Não concordas Rui?
Rui - Não. Pelo contrário, matar animais para os comer nada tem de errado. E tu, Carla, concordas comigo ou concordas antes com a Ana?
Carla - Humm, para ser sincera, não sei bem. Estou algo confusa e não sei o que pensar sobre isso.

Tendo em conta que o objectivismo moral defende que o certo e o errado não dependem das opiniões de cada pessoa, será que tanto a Ana como o Rui e a Carla podem ser todos objectivistas?

11 comentários:

  1. Sim, poder podem ser, pois não há nada em nenhuma das suas opiniões que não lhes permita ser objectivistas.

    Adriana Santos, nº19 do 10.º F

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que não podem ser, eles defendem diferentes pontos de vista, se o Objectivismo defende que há valor de verdade e é independente das diferentes opiniões , logo eles tinham que chegar a um acordo ou uma coisa ou outra.

    ResponderEliminar
  3. eu acho que não, se o rui acha que se deve matar animais para comer e a ana não, nao me parece que algum deles vá mudar de opinião.Logo nao podem ser objectivistas.

    Inês Gonçalves nº11 10ºB

    ResponderEliminar
  4. Como os objectivistas defendem que o que está certo não depende da opinião de cada pessoa, a Ana, o Rui e a Carla não podem ser todos objectivistas, pois o Rui e Ana têm opiniões diferentes, e a Carla nao sabe.

    ResponderEliminar
  5. A meu ver, o facto de discordarem não implica que não possam ser objectivistas.
    Tanto a Ana como o Rui, embora tenham opiniões contrárias, afirmam-nas, acreditando que a sua resposta é a verdadeira.
    Esta linha de racicionio vai de encontro ao que defendem as pessoas objectivistas, ou seja, quem pensa que ao afirmarmar-mos algo, esse juízo moral tem valor de verdade, independentemente de outra qualquer prespectiva.
    Por outro lado penso que a Carla, não exprime qualqer juízo moral, logo não se enquadra em nenhuma prespectiva.



    Alice Duarte, nº1
    10º B

    ResponderEliminar
  6. No meu ponto de vista,eu acho que não,porque o objectivismo defende que o certo e o errado não depende das opiniões de cada um,e como eles estão a discordar um com o outro,dando as suas opiniões,eles não podem ser objectivistas


    Sueli Silva
    10ºB

    ResponderEliminar
  7. A meu ver eles nao podem ser objectivistas, porque cada um tem uma opiniao.
    porque para serem objectivistas tinham que ter uma opiniao fixa e nao pedir a opiniao a carla!!
    a carla nao tem opiniao quanto a pergunta do rui por isso nao pode ser objectivista!!

    Bruno Mendes nº7 10ºB

    ResponderEliminar
  8. Tanto a Ana como o Rui podem ser objectivistas dependendo da posição que assumam quanto á verdade contida nas suas afirmações. Ou seja, se entenderem que as suas afirmações são verdadeiras independentemente das ideias perfilhadas pelos outros então são objectivistas. Se ao contrário entenderem que as ideias que defendem depende dos princípios morais que possuem então são subjectivistas. Analisando, no entanto cada uma das expressões proferidas apenas como nos são trazidas, entendo que quer a Ana quer o Rui são objectivistas, já que crêem, cada um deles, que o que defendem é uma verdade universal.

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Aqueles que responderam que nenhum deles pode ser objectivista estão a ver mal as coisas. Se para serem objectivistas tivessem de ter a mesma opinião que todos os outros, então simplesmente não haveria objectivistas no mundo. Ser objectivista não é ter a mesma opinião que os outros; é pensar que aquilo que torna uma afirmação verdadeira ou falsa não depende do que cada um acha nem do que cada um sente (nem do que uma dada sociedade ou cultura acha correcto ou incorrecto).

    Se a Ana achar que só um deles pode estar certo (acreditando que é ela que está certa), estará em condições de ser objectivista. Ora, nada nos permite pensar o contrário, pelo que a Ana, tal como o Rui e a Carla, podem ser objectivistas. Não estou a dizer que são objectivistas, mas apenas que podem ser objectivistas.

    ResponderEliminar
  10. A Ana e o Rui não podem ser objectivistas pois exprimem opiniões diversas. Exprimem o seu sentimento, logo são subjectivistas. Quanto à Carla porque não emite nenhum juízo de valor, aceitarei que para ela tudo é relativo.
    No objectivismo ético, a verdade dos juízos de valor não depende da perspectiva do sujeito que avalia, são valores absolutos de carácter imperativo e universal que ultrapassam critérios de sensibilidade subjectiva.

    ResponderEliminar